Por Dr Walid El Andere
CRMSP 37280.

Estudos mostram que a atividade física regular melhora muito na prevenção da doença cardiovascular, podendo até ser maior que a perda de peso isolada.

A avaliação de pacientes com obesidade e sobrepeso para um tratamento adequado não é tão simples, pois são muito heterogêneos, com histórias familiares diferentes e desfechos diferentes. São doenças crônicas e recidivantes, portanto necessitam de controle por toda a vida. Observamos pacientes com obesidade de diversos graus sem alterações metabólicas ou hipertensão arterial, e por outro lado, pacientes com discreto sobrepeso com depósito de gorduras ectópicas em órgãos, como fígado, pâncreas e coração , onde normalmente não deveriam ali estar.
A mudança de estilo de vida que propomos aos pacientes, incluindo alimentação saudável e atividade física regular é simples na teoria.
Um porcentual muito pequeno de pacientes conseguem tal mudança ao longo da vida. De fato, não é necessário grande perda de peso para se obter melhoras metabólicas significativas. Diabéticos com sobrepeso, que perdem peso, e não são adeptos a atividade física regular ficam mais vulneráveis a terem um acidente cardiovascular.
A perda de peso, o controle metabólico, tratamento das comorbidades aliados a mudança do estilo de vida é o ideal deixando bem claro que é por toda a vida!
.
www.walidelandere.com